Quêm está aos comandos da máquina do tempo?

Madredeus – Os senhores da guerra

SERBIA-HUNGARY-REFUGEES-MIGRANTS
AFP PHOTO / ELVIS BARUKCIC

Esquecemos a Memória e agora, entre gargalhadas, o Estaline mais o McCarthy jogam ao Monopoly, porque o futuro já é o que um dia eles desejaram, mentras que a nossa realidade já não exprime o fruto das luitas e trunfos do passado. O Progresso ficou convertido no Gato de Schrödinger, encerrado numa caixa de Monopoly regida pelo principio de incertidumbre. A única certeza é para os donos da caixa, proprietários do jogo, das regras e do Regulamento para interpretarem-nas.

Têm triunfado a neo-lingua e o Ministêrio da História. Com a Memória perdida num pantano bretemosso de incertezas movediças, não há lugar para afiançar-nos nos ideais.

Cómo foi possível chegar a perceber uma ucronía em aquilo que fomos e no que alcanzamos? Realidades com os seus sonhos esquecidas, transmutadas em relôgios digitais num decorado de película de romanos.

Acreditamos no conto da causalidade unidirecional do Progresso – não havia marcha atrás – sem ver aos jogadores do Monopoly a criarem a sua máquina privada do tempo. Ficamos adormecidos e quase imperceptívelmente acordamos num tempo que já acreditávamos ultrapassado. Porque nada era para sempre, eles também vão dizer não ao Progresso. O importante, o único importante é ganhar no Monopoly, seu jogo, lá onde sempre ganha a banca.

Por isso eles riem de todos nós e das lembranças dos fantasmas que viveram e que, em ocasiões, brevemente, atingiram o orgulho da classe e da ciudadania. Por isso é que ríem, porque sabem que, sem a Memória, todo vai volver a ser seu, e de todos esses ditadores que ao longe espreitam.

refugiados-sirios
http://www.elciudadano.cl/wp-content/uploads/2015/09/refugiados-sirios.jpg

Cómo ocorreu a singularidade que fez desaparecer as conquistas dos nossos devanceiros? Ónde tem fugido a Memória? Quándo nos foderam a História?

Soraya Ksontini & Mark Kelly – Under The Jasmine Tree

Liam Blaney – Refugee Song

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s